domingo, 26 de outubro de 2014

Perfil do Participante: Cláudio Caldeira

" Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade"
Dalai Lama



Cláudio Caldeira - A.K.A "Shrek", é possivelmente o trilheiro mais experiente do grupo. Caminha diariamente, o que confere fôlego extra em suas caminhadas. Quando fica para trás por algum motivo, liga um misterioso sistema de rodinhas propulsoras (patenteado) nas botas e logo nos alcança. Recrutador e mapeador de trilhas oficiais, tem essa capacidade de reunir diferentes grupos, e fazer todo mundo se sentir à vontade. Muito cuidado quando ele te chamar para uma trilha de 30kms com a frase: "essa é fácil para você, essa é leve".

Como/Por que começou a caminhar?
Sempre pratiquei algum tipo de esporte e foi sendo alterado conforme a necessidade. Futebol parei após 2 cirurgias de joelho, corrida  de media distancia parei após ruptura fibular no pé direito. Optei pela caminhada porque havia o contato com a natureza e poderia variar os locais e tipos da mesma. Por um longo período pratiquei sozinho e depois conheci outros praticantes e acabei aceitando o convite para algumas caminhadas em grupo. Percebi que alem do contato com a natureza a pratica em grupo traz o relacionamento pessoal e fazemos ótimos amigos nessas jornadas. Hoje sou um incentivar dessa pratica e principalmente em grupo. Depois que você começa, dificilmente via parar.

Prefere que tipo de caminhada?
Gosto de caminhadas longas e com um grau de dificuldade media/difícil. As preferidas são em locais onde temos natureza e trilhas longe das cidades.

Qual a caminhada mais desafiadora que já fez?
A caminhada mais difícil foi fazer a Peregrinação no Caminho de São Francisco de Assis (340KM) em 16 dias em plenas montanhas na região da Umbria, Lazio e Toscana na Itália. Essa também foi desafiadora porque conviver com um grupo de 12 pessoas durante 20 dias (4 de translado) e somente conhece-los em um almoço de apresentação sem saber hábitos, manias  de cada individuo e ao termino todos dizerem, foi um sucesso e já estamos com saudades.

Que caminhada pretende fazer?
Tenho varias caminhadas programadas, mas o tempo que elas exigem deixam cada uma na lista de prioridade a cada ano. A próxima da lista esta pronta e com data marcada, será a Peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela em MAIO/2015.

Qual equipamento considera indispensável?
Alguns equipamentos básicos necessários e indispensáveis para qualquer praticante são as botas/tênis apropriado, meias apropriadas, Mochila adequada com camelbak, walking sticks (deve aprender a utilizar corretamente) serão facilitadores. Porem o mais importante de todos e a disposição para essa pratica, porque exige levantar muito cedo, caminhar longas horas e ter bom humor.

Já pagou algum mico? Alguma situação engraçada?
Fui ajudar a socorrer uma pessoa durante subida muito acentuada e estávamos com cordas para auxiliar. Quando deparei com uma senhora, um enorme bumbum e travada no meio da trilha. A única coisa que restava era colocar as duas mãos e empurrar firme para cima. Ela não esperava essa ação e ficou constrangida, porem depois entendeu que era o único local que poderia ter apoio para ajuda-la.

Uma lembrança inesquecível?
Tenho várias inesquecível, porem a marcante foi durante a peregrinação no Caminho de São Francisco de Assis. Em um dia de muita chuva, resolvemos parar em um Santuário de freiras e fomos recebidos de braços abertos, nos apresentaram o local e nos serviram uma bebida produzida por eles, retirada de uma arvore nativa com sabor leve e não tem como comparar com nada que já tomei. Após a chuva acalmar arrumamos as tralhas e saímos. Foram até o portão e despediu de cada um dos peregrinos e entoaram um canto de boa viagem que emocionou todo o grupo, inclusive os que estavam naquele local não como peregrinos, mas apenas praticante de caminhadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário