quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Perfil do Participante: Osmir Fernandes da Costa

" A caminhada reconstrói tudo"


*Da Esquerda para a direita, Raio, Célia, Osmir, Brenda

Osmir Fernandes da Costa - A.K.A – “Karateca da trilha”,  diz que é um covarde assumido: somente caminha acompanhado dos fiéis cachorros Brenda e Raio após ouvir a opinião final da esposa Celia. Faça chuva ou faça sol, sempre descobrindo novos percursos. Osmir é um grande “mapeador” de trilhas, e tem o passo firme, pelo hábito e constância na prática. Acredita no poder da caminhada: “Uma coisa persiste em todas, posso brigar com a Célia na noite anterior, a caminhada reconstrói tudo, voltamos para casa melhor após cada caminhada.”

Como/Por que começou a caminhar?
Sempre gostei de caminhar, quando morava no ABC caminhava do centro de SBC ao Riacho Grande, ou até Diadema, só para tomar uma cerveja gelada em um bar desconhecido.
Mudei-me para Itupeva e fui morar em um condominio e passei a arrastar os filhos e o cachorro "Amigo" para caminhadas, ou filhos afinaram, o cachorro persistia.
Quando mudei-me ao centro de Itupeva a caminhada passou a ser mais desafiadora, pois se fazia necessário descobrir trilhas/percursos.
Iniciamos pelo Quilombo e São Venâncio, mapeamos todas de Itupeva, durante as caminhadas fomos conhecendo ciclistas e muitos comentavam, vocês precisam conhecer o limoeiro, assim o fizemos e depois vieram outras Japi, Fim do Mundo e logo virão outras.

Prefere que tipo de caminhada?
Longe de carros e casas, ainda acho que o maior risco da caminhada é o transito de veiculo, embora pequeno o motorista pensa a mesma coisa que a gente " aqui não passa ninguem".

Qual a caminhada mais desafiadora que já fez?
A Proxima, mas gostei muito de algumas, a primeira vez que fiz o percurso do Limoeiro, não o conhecia completo fui na cara e coragem, sol forte, a Brenda cansou foram 7 horas, a subida as antenas da Serra do Japi e a Descida da Trilha da Taturana até a Fazenda Cachoeira, cada uma, uma nova descoberta.

Que caminhada pretende fazer?
Não defini ainda, mas gostaria de fazer uma no Rio Grande do Sul, ou na Chapada dos Veadeiros, mas somente vou de puder levar o Raio a Brenda e se a Célia aprovar.

Qual equipamento considera indispensável?
Celular para Fotografar, frutas e água.

Já pagou algum mico? Alguma situação engraçada?
Engraçada não, mas muitas alegres e intensas.

Uma lembrança inesquecível?
Inúmeras, mas contarei um causo de cada vez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário