segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Os Quatro Elementos - Água

"Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente."
Leonardo da Vinci

Da hidratação constante, necessária ao esforço, até a umidade do ar, que dá conforto. Transpiramos e nossos corpos fluem pelo caminho. O elemento água é fundamental para a caminhada. Somos mais de 70% água, e deste elemento fundamental emprestamos nossas características.


Somos rio, no curso de nossas vidas, adaptando-se aos obstáculos, contornando, oxigenando. Ora desaparecemos da superfície, mas seguimos ocultos no curso de nossas vidas. Afetamos nosso entorno, geramos vida e movimento.


Se cristalinos, refletimos o entorno sem deturpá-lo. Se revoltos, mostramos nosso potencial destrutivo, arrastando conosco uma confusão de elementos. Combatemos as pedras com coragem. Alimentamos a vida com generosidade.


Ao encontrar outro curso d´água, geramos oposição e turbulência se o enfrentarmos de maneira oposta. Ou podemos aumentar nossa vazão e capacidade, se somarmos as forças. Ao vencer grandes distâncias, deixamos nossa marca na paisagem. Ao cairmos em cascata, produzimos um espetáculo de luz e som.


Murmuramos sossegados pelos trechos tranquilos. Em alguns momentos, nos acumulamos em lagoas, berço de vida, reserva de energia.


Vez por outra evaporamos, e como chuva somos levados a lugares distantes. Recomeçamos caminhos, revisitamos experiências. Em nossa composição, resquícios de tudo por que já passamos.


Do poema "O Rio", de João Cabral de Melo Neto:


(...)Eu não sei o que os rios

Têm de homem do mar;
Sei que se sente o mesmo
E exigente chamar.
Eu já nasci descendo
A serra que se diz do Jacarará
Entre caraibeiras
De que só sei por ouvir contar
(pois, também como gente,
Não consigo me lembrar
Dessas primeiras léguas
De meu caminhar).”

Um comentário:

  1. A chuva durante nossas caminhadas renova e traz lembrancas da infancia quando brincava nas ruas de terra da cidade onde nasci.

    ResponderExcluir