domingo, 23 de novembro de 2014

Os Quatro Elementos - Ar

"Se você já construiu castelos no ar, não tenha vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora dê-lhes alicerces"
Thoreau


Caminhar é ter contato com a natureza. Expor-se aos elementos,  lembrar que somos parte da vida. Este post é parte de uma série, relacionando as caminhadas aos elementos Água, Terra, Fogo e Ar. Caminhamos vencendo o vento, vento que limpa o ar que respiramos, troca, renova.

Nosso nascimento é marcado quando inauguramos nossas vias respiratórias. Nosso coração já batia, já sonhávamos, já amávamos, mas agora somos vivos. Foi o sopro divino que fez com que o molde de barro se tornasse Adão.



O ar é a morada dos pássaros, que olham desconfiados nossa passagem pela trilha. Preocupam-se com esses predadores grandes, desajeitados, andando perto de seus ninhos. O ar talvez seja a morada de nossas almas. Ao menos é para lá que olhamos quando nos dirigimos ao etéreo.


Enquanto caminhamos, o ar faz  barulho nas antenas, nas árvores, traz perigo e fascínio. O ar que faz sentir frio, que alimenta os outros elementos (fogo, água, terra), que carrega os perfumes. Pedro Almodóvar uma vez fez um filme sobre um vilarejo em que ventava muito. Todas as mulheres de lá desconfiavam que o vento lhes bagunçava os pensamentos. Talvez bagunce mesmo.



"Respiro o vento, e vivo de perfumes no murmúrio das folhas de mangueira; nas noites de luar aqui descanso e a lua enche de amor a minha esteira" 

(Alvares de Azevedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário