quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Os Quatro Elementos - Terra

"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."

Kennedy


Caminhar é ter contato com a natureza. Expor-se aos elementos,  lembrar que somos parte da vida. A ligação do elemento Terra com a caminhada é óbvio. É sobre ela que nossos pés trabalham, a nos impulsionar adiante.


Nosso planeta é chamado pelo nome deste elemento: TERRA. O chão firme tem propriedades importantes. É nossa base. De lá sai a produção de alimentos, em que os vegetais produzem o milagre de transformar o sol em comida. Esta generosidade mostra o caráter da Terra, que cuida de seus filhos insolentes, enquanto estes farreiam e fazem besteiras por sua superfície.


Por vezes, as características da terra estão lá para forçar nosso desequilíbrio. Pedras desagregadas fustigam nossos pés, mostram suas pontas. A poeira solta desafia-nos a permanecer em pé, e a lama é capaz de nos exigir esforços redobrados para o mesmo passo.


Do pó ao pó. A frase utilizada no momento em que somos devolvidos à terra, na sepultura, lembra-nos de nossa estadia transitória, da importância de aproveitar em cada segundo a vida que constantemente se esvai.

"No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta"


Cecília Meireles

Um comentário:

  1. Vamos colocar poeira no rosto e sentir o cheiro da terra. Assim são os peregrinos que nunca deixam de procurar novos caminhos.

    ResponderExcluir